Higor Batista

Lajeado: forças de segurança e moradores participaram de simulação de rompimento da barragem da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães

19 de Novembro de 2021 | Noticias

Foi a primeira vez que um treinamento do tipo foi realizado no Estado do Tocantins.

Entre os dias 16 e 18 de novembro, aconteceu um exercício de adestramento em caso de rompimento da barragem da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães (UHE Lajeado). A simulação obedeceu a Legislação Federal e contou com a participação da Prefeitura de Lajeado, Exército Brasileiro (22º Batalhão de Infantaria), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e Municipal, Marinha do Brasil (Capitania/Araguaia Tocantins), Ministério Público e Secretaria Estadual de Segurança Pública.

A ação teve como objetivo enfatizar a importância de um sistema de emergência efetivo, em um contexto de cooperação entre diversos órgãos de segurança, e preparar os moradores para que saibam o que fazer em caso de emergência. O treinamento mobilizou toda a comunidade lajeadense, que já havia sido avisada sobre o teste.

Durante o exercício, as sirenes da UHE Lajeado foram acionadas para alertar a comunidade a sair de suas casas e se deslocaram até os pontos de resgate, que foram direcionados por placas de identificação. Aconteceram diversas atividades de busca e salvamento, como o transporte de vítimas feridas, resgates na água, triagem a apoio a saúde, distribuição de itens emergências e  identificação de “mortos”.

A moradora Talita Portilho agradeceu pelo empenho de todos que ajudaram no treinamento. “Quero parabenizar os agentes, eles foram muito profissionais nos resgates e em todas as ações desenvolvidas, foi bem impactante. Achei que foi muito benéfico para a nossa comunidade, um treinamento bem necessário para a população saber como agir”, ressaltou.

Para o morador Jair Soares, as equipes foram cuidadosas e atentas. “Foi tipo uma capacitação para gente que é morador. Pudemos conhecer os pontos de encontro para resgate. Já às equipes de apoio excelentes, eles tiveram todos os cuidados e manejos necessários com as pessoas. Recebemos orientações e direcionamentos de como proceder na situação real”, explicou.

O prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, enfatizou a importância do teste. “O treinamento foi fundamental para promover experiência sobre como proceder em caso de emergência. As forças de segurança fizeram um bom trabalho integrado, todos efetivaram muito bem seus serviços. Agora, os moradores terão noção de como agir em uma situação dessas”, disse.

Clique na imagem para expandir