Card image cap

Empresários e Artesão de Lajeado- TO participam da 5ª Festa da Colheita da Jabuticaba

17 de Outubro de 2023 | Noticias
Compartilhe:

As ações do Projeto Lajeado + Turismo não param. Na última sexta-feira (6), a comitiva formada por empresários e artesão da Associação de Mulheres Artesãs e Empreendedoras –AMAE, realizaram a 2 ª Visita de Benchmarking em Taquaruçu - TO. O encontro foi organizado pela Prefeitura de Lajeado, por meio da secretaria de turismo e o Sebrae/TO, durante 5ª do Festival da Jabuticaba de Taquaruçu.

 

A Festa da Colheita de Jabuticaba faz parte do calendário de eventos da Capital, e é organizada pela prefeitura de Palmas/TO. São mais de 300 jabuticabeiras que frutificam em mais de cinco quintais de residências locais. Essas árvores produzem uma safra generosa de frutos, que servem de insumo para uma variedade de iguarias, incluindo bolos, pães, tortas, coxinhas, geleias, bombons, sucos, licores, vinhos, sorvete, chá, cervejas e outros produtos derivados, que movimenta todo o trade turístico.

 

O objetivo desse encontro foi promover a troca de experiência entre empresários e artesãos de Lajeado, durante um importante evento, que nasceu da vontade e da união da própria comunidade, além de estimularem a pensar nas inúmeras possibilidades que poderão ser criadas em Lajeado, com outros tipos de frutas que a região possui.

 

Inicialmente empresários e artesãos participaram de uma vitrine gastronômica, onde

Empresários da área gastronômica apresentaram os pratos vencedores do festival gastronômico de Taquaruçu – FGT, além da carne da jaca, e pratos elaborados a partir dessa fruta, que está ganhando o mercado internacional e foi abraçado pelos empresários locais, além da pimenta de macaco, urtiga, chips de taioba, e salgados elaborados a partir da massa do feijão, abobora, etc.

 

No segundo momento, tiveram a oportunidade de visitarem pomar com 58 pés de jabuticabas com as espécies, olho de boi, sabará e hibrida. Conheceram o Centro de Atendimento ao Turista, e a Vila Gastronômica, onde puderam conhecer pratos elaborados a partir da Jabuticaba.

 

Para finalizar a visita, Luciene Nascimento, idealizadora e uma das organizadoras da festa conversou com comitiva de Lajeado, contando com surgiu a ideia, do apoio recebido da prefeita de Palmas, da catalogação dos produtores locais, do trabalho realizado com cada um, para pudessem abrir as portas das suas casas, sítios, e receberem pessoas, e tornar isso uma fonte de renda. Acrescentou ainda, que sem a vontade, e sobretudo a união dos empresários e produtores locais nada disso seria possível.

 

Segundo a idealizadora, esse evento não se limita apenas a uma experiência culinária extraordinária. A Festa da Colheita e Jabuticaba também oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer os quintais dos produtores locais, onde podem testemunhar em primeira mão o cuidado dedicado às jabuticabeiras e a paixão com que são colhidos esses frutos tão especiais. A visita a esses quintais proporciona uma conexão genuína com a tradição e a cultura da região.

Clique na imagem para expandir