Card image cap

Alunos da escola Sesc visitam sítio arqueológico caititu, em Lajeado

05 de Novembro de 2021 | Noticias
Compartilhe:

Alunos do 4°ano do Sesc Tocantins visitaram na última quinta-feira, 04/11, o sítio arqueológico Caititu, em Lajeado, localizado no vão do Canário. A visita foi conduzida pelo guia Luís Canário, proprietário do local, e pelos professores. Na oportunidade, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os mais de 1,5 mil grafismos existentes no paredão.

 

As visitas aconteceram no turno da manhã e tarde, correspondente ao horário das aulas dos respectivos alunos.  No total, 40 estudantes puderam participar do encontro. Também passaram pelo ateliê da ceramista Maria Elza, e conheceram mais sobre o artesanato local do município. Por conta dos protocolos sanitários contra o coronavírus, as turmas foram divididas em dois grupos.

 

Lara Gomes Rodrigues, de 10 anos, contou que ficou bastante feliz com o passeio. “Foi bom, gostei muito e achei interessante as pinturas. Queria saber quem fez os grafismos e o que eles significam. Já a subida foi meio complicada, porque apesar das escadas e do apoio, a  gente precisa colocar esforço, mas valeu muito a pena”, disse.

 

Sítio Arqueológico Caititu

O sítio arqueológico pré-histórico Caititu está situado na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Lajeado, criada em 1997, pelo governo do Estado de Tocantins, para a preservação dos sítios arqueológicos e históricos existentes na região. O sítio se caracteriza pela presença de registros rupestres ao longo de 50 metros de um paredão arenítico. Ele possui mais de 1,5 mil grafismos que representam animais, como pássaros e mamíferos, seres humanos e artefatos. Entre as pinturas, há a predominância da cor vermelha, mas também há registros da cor amarela.

 

 

Clique na imagem para expandir