Card image cap

A Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado – AMAE, Associação Onça D’agua e Naturatins realizam oficina de processamento de pequi.

06 de Novembro de 2023 | Noticias
Compartilhe:

Neste sábado (04/11), a AMAE em parceria com a Associação Onça D’agua, e APSL (NATURATINS), realizaram oficina de processamento de pequi, ministrado pela Engenheira de Alimentos Patrícia de Oliveira, coordenadora do Projeto Redes, destinadas a atender a Associação de Mulheres Artesãs e Empreendedoras – AMAE, com apoio do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, local da oficina.

O Projeto Redes é executado pela Associação Onça D’água, no âmbito do 29º Edital do Fundo para a Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS), do Instituto Sociedade, População e Natureza - ISPN, com financiamento do Fundo Amazônia, que apoia projetos selecionados em três estados da Amazônia Legal – Mato Grosso, Tocantins e Maranhão – que trazem ideias e práticas sustentáveis para a conservação ambiental por meio do uso sustentável dos recursos naturais.

É um processo que requer Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos. Para garantir a segurança e qualidade. Após a extração, a polpa cozida pode ser congelada por um período de 12 meses, com aproveitamento do fruto do pequi, além disso, foram produzidas tortas, farofas, conservas, biscoito entre outros”, disse, Doris Pinho, Presidente da AMAE.

              O pequi é uma fruta nativa do cerrado brasileiro, cujo nome científico é Caryocar brasiliense camb. É também conhecido como: piqui, pequiá, piquiá, piquiá-bravo, amêndoa-de-espinho, grão-de-cavalo, pequiá-pedra, pequerim e suari. Seu significado na língua indígena é “casca espinhosa”.

Clique na imagem para expandir