08/11/2018 09:10:51

Saúde

Outubro foi o mês da prevenção e combate ao câncer de mama e colo do útero em Lajeado

Divulgação

Outubro Rosa foi o mês da prevenção e combate ao câncer de mama e colo do útero.

O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Lajeado – TO (CMDM), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Saúde, realizou no ultimo dia 31/10 (quarta-feira) o evento Outubro Rosa – Todos Juntos para Conscientizar. O objetivo do evento foi sensibilizar e informar as mulheres do município sobre o câncer de mama e do colo do útero, assim como conscientizar sobre a importância da prevenção através da alimentação saudável e a pratica de atividade física.

Para isso, tivemos uma tarde repleta de atividades para as mulheres, com a Palestra “Prevenção de câncer de mama e câncer no colo do útero” com o Dr. Luciano Rodrigues Amaral; roda de conversa com a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF; testemunho da senhora Andreia Portela sobre a vivência e superação do câncer de mama; programação para elevação da autoestima das mulheres com corte de cabelo e escova e espaço decorado para fotos profissionais; sorteio de brindes e apresentações culturais com o Projeto de Tambores Percussivos do CRAS – Tambores Contagiam - e uma apresentação de teatro com o tema “Se arrisca ou se toca”; também a AMAE teve um stand para divulgação de seus trabalhos. Para finalizar e reforçar a importância da atividade física, tivemos um Aulão de Zumba.

O CMDM busca proporcionar eventos como este visando fortalecer a autonomia e protagonismo das mulheres do município de Lajeado, para que conheçam seus direitos e saibam onde recorrer para a garanti-los de maneira eficaz.

O Conselho atualmente está formado pelas seguintes conselheiras titulares:

Priscila Iob (SEMAS) – Presidente do Conselho

Ingrid Paloma Rodrigues Martins – Secretaria executiva

Siléia Monteiro (SEMEC)

Mara Gonçalves (SEMUS)

Rosiane Gonçalves (SEMUS)

Marisória da Cruz (APL)

Lucivânia de Paula Rua (Entidade religiosa)

Maria Elza de Oliveira (AMAE)

Finados

Cemitério Jardim da Saudade pronto para dia de finados em Lajeado

Lajeado diminuiu em quase 90% número de focos de queimadas