17/12/2018 14:46:41

Cras

Idosos e pessoas com deficiências tem até final de dezembro pra se cadastrar no Cadastro único

Em Lajeado o cadastro está sendo feito no CRAS, setor Aeroporto.

Divulgação

Idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, têm até dezembro para serem incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais. O registro dos beneficiários e seu grupo familiar é obrigatório.

O Cadastro Único reúne informações das famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou renda total familiar de até três salários mínimos. Além disso, a ferramenta é utilizada para dar acesso a programas sociais. Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações.

Documentos necessários para se cadastrar:

Documentos Originais do Grupo Familiar;

- Identidade;

- CPF;

- Comprovante de endereço (ENERGIA);

- Carteira de Trabalho;

- Título de Eleitor;

- Certidão de Nascimento ou Casamento;

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família.

Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente. Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS para ter direito. No entanto, este benefício não paga 13º salário e não deixa pensão por morte. Informe-se no CRAS: o cidadão pode procurar  Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Rua dos Bandeirantes, Setor Aeroporto em Lajeado -TO,  para esclarecer dúvidas sobre os critérios do benefício e sobre sua renda familiar, além de receber orientação sobre o preenchimento dos formulários necessários.

Infraestrutura

Lajeado inicia obras de ampliação, reforma e modernização do posto de saúde da Comunidade Pedreira

Dr. Tércio busca liberação dos recursos do Ilha Verde, asfalto da Norte Sul, e retroescavadeira – o encontro foi com Gustavo Canuto e Vicentinho Júnior em Brasília

Turismo